FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil

Personagens english version Ir

Centre National du Cinéma et de l'Image Animée

 Hoje em dia é fundamental, diante do fato que as telas se multiplicam e que os modos de acesso às imagens mudam, iniciar as jovens gerações, que serão o público de amanhã, à magia das salas de cinema. É o objetivo principal, há vinte anos, do programa Collège au Cinéma, dirigido pele Centro Nacional francês da Cinematografia (CNC), propondo aos alunos, acompanhados de seus professores, de descobrir nas salas de cinema, toda a diversidade da criação cinematográfica.

É com muito prazer que, neste ano, podemos apresentar no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), dois filmes que fazem parte do programa Collège au Cinéma, emprestados pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, que dispõe de um catálogo importante de filmes franceses legendados em português disponibilizado por Culturesfrance. Estes filmes serão mostrados no âmbito do programa educativo do FICI: “A Tela na Sala de Aula”.

Essa parceria com o FICI possibilitará a circulação desses filmes em várias cidades e poderá abranger milhares de escolas brasileiras, além de ONGs e Projetos Sociais por todo o país. Desde 2003, 800 mil alunos já participaram deste programa educativo do FICI.

“A Tela na Sala de Aula” colocará também à disposição dos professores o material pedagógico francês publicado pelo CNC e traduzido em português. Assim, os professores poderão trabalhar antes e depois das projeções com seus alunos.

Esperamos que essa iniciativa possa ajudar no melhor conhecimento da nossa cinematografia pelos mais jovens e que possa contribuir na consolidação dos laços entre a França e o Brasil na área da educação à imagem, tão importante para a formação e a construção do público de amanhã.

Yves Saint-Geours,
Embaixador da França no Brasil

 

 

O CÃO, O GENERAL E OS PÁSSAROS


Há muito tempo, um jovem general russo sacrificou os pássaros para incendiar Moscovo e salvar o seu país da invasão de Napoleão e tornou-se um herói nacional. Mas, na reforma, o general não consegue ter descanso, é perseguido e assombrado pela memória dos pássaros em chamas. Além disso é atacado sempre que sai...
leia mais

CAINDO NO RIDÍCULO

Século XVI, um jovem e ingênuo engenheiro se infiltra na corte do rei Luis 16 com a esperança de conseguir uma obra de drenagem para a vila miserável de camponeses onde mora. Idealista, ele segue seu objetivo com determinação, mas percebe que terá que se expor ao ridículo para conseguir o que quer.
Baixe aqui o material pedagógico...
leia mais

 

O Centre national du cinéma et de l'image animée implementou, desde 1989, três dispositivos nacionais visando a proporcionar aos alunos, desde a maternal até o vestibular, uma verdadeira educação artística na área do cinema e do audiovisual, através da frequentação das obras e dos criadores.

Assim, nasceram três operações: Ecole et cinéma (Escola e Cinema), Collège au cinéma (A tela no Colégio) e Lycéens et Apprentis au cinéma (Estudantes e Aprendizes no Cinema), que tem fundamentos baseados em princípios idênticos: a descoberta dos filmes nas salas de cinema, o encontro com os profissionais e os ofícios do cinema e do audiovisual e o trabalho pedagógico conduzido pelo corpo docente e os parceiros culturais, a partir de documentos especialmente realizados para eles.

O êxito dessas operações é devido a uma parceria entre os Ministérios encarregados da Cultura e da Comunicação, da Educação Nacional, além da colaboração das coletividades territoriais e dos profissionais do cinema.

Os objetivos dos parceiros desses três dispositivos são:

– Formar o gosto e inibir a curiosidade dos alunos pela descoberta de obras nas salas de cinema, em seu formato original, com uma média de três sessões por ano; 
– Propor, no âmbito da parceria entre os ministérios envolvidos e as coletividades territoriais, prorrogações pedagógicas e formações; 
– Facilitar em todo o território, o acesso pelo maior número de alunos, à cultura cinematográfica; 
– Participar do desenvolvimento de uma prática cultural de qualidade, favorecendo o desenvolvimento dos laços regulares entre os jovens e as salas de cinema; 
– Propor ao corpo docente uma atividade complementar, para que ele possa desenvolver ou aprofundar os objetivos de referencia inscritos nos programas.

Os filmes, de característica autoral, constituem o coração dessas operações, cuja peculiaridade é fazer conviver pedagogia e prazer do espetáculo cinematográfico. Mais de 170 obras representativas das cinematografias do mundo são propostas aos alunos: filmes do patrimônio, obras contemporâneas, documentários, programas de curtas-metragens, filmes de animação

Com Ecolle et  cinéma, os jovens podem descobrir a magia da 7ª arte: a sala, o telão, as emoções autênticas. ComCollège au cinéma, os alunos aprendem a distinguir os gêneros e as cinematografias. Enfim com Lycéens et Apprentis au cinéma, eles se tornam jovens cinéfilos e futuros espectadores capazes de reconhecer um autor e uma escritura cinematográfica.

Essas operações abrangem hoje mais de 1,3 milhões de alunos e dependem do compromisso de 50 mil professores e mais de 2 mil salas de cinema.

 

CNC
Departamento da Difusão Cultural
Bernard Kuhn 

 

 

Patrocinadores, realizadores e apoiadores